Pelo direito à água e ao saneamento. Contra a privatização!

Em 2017, o tema do dia Dia Mundial da Água, que se assinala neste dia 22 de Março, é a “redução e reutilização das águas residuais”. Trata-se de uma das metas do 6º Objectivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) «Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos».

agua vidaA CGTP-IN está empenhada em contribuir para a defesa deste e outros ODS, relacionados com as políticas de defesa do Desenvolvimento Sustentável cujo centro deve ser o ser humano trabalhador, consumidor e cidadão. Defender a “melhoria da qualidade da água, reduzindo a poluição, eliminando o desperdício e minimizando a libertação de produtos químicos e materiais perigosos, reduzindo em metade a proporção de águas residuais não tratadas e aumentando substancialmente a reciclagem e a reutilização segura a nível global”.

Sabemos que a água, a sua reutilização e a sua escassez é um problema mundial e que certos países vivem esta realidade de forma mais aguda que nós. Temos a noção que o que aqui façamos, terá repercussões noutros países e vice versa. Sabemos também que as oportunidades associadas à utilização de águas residuais e não só, são enormes, tanto para a defesa do ambiente como para a criação de emprego. Uma gestão segura da água proporciona uma fonte sustentável e económica de água, energia, nutrientes e outros materiais recuperáveis. Os custos são largamente compensados pelos benefícios à saúde humana, ao desenvolvimento económico e à sustentabilidade ambiental, criando novas oportunidades e postos de trabalho.

Neste Dia Mundial da Água, a CGTP-IN compromete-se em lutar para que se melhorem e desenvolvam os serviços públicos de gestão da água e contra as privatizações, que visam o enriquecimento de alguns e provoca o empobrecimento de muitos e uma exploração desenfreada dos serviços que geram desigualdade entre pessoas e entre regiões.

A água e o saneamento são direitos humanos e com o desenvolvimento económico que temos actualmente, com o danos que este sistema provoca, é nossa obrigação lutar por um outro tipo de mundo, defendendo a água como bem universal que deixaremos às gerações futuras.

Felizmente, assiste-se actualmente a uma reversão de negócios da água que se sabia de antemão serem muito prejudiciais para os municípios ou os sistemas multi-municipais de águas, que o anterior governo do PSD/CDS tentou impor. A privatização não é, como a experiência comprova, forma de garantir uma gestão pública da água, democrática e próxima das populações e ao serviço de todos.

A CGTP-IN opôe-se ao afastamento dos municípios e das populações da gestão deste bem essencial e a futuras intenções privatizadoras.

Neste dia 22 de Março, saudamos de forma particular os milhares de trabalhadores deste sector cujas condições laborais precisam de ser melhoradas e por tal lutamos e apelamos a que as populações estejam atentas para reagir a quaisquer processos políticos de nível autárquico ou nacional, para evitar que este bem essencial, comum e universal passe para as mãos de alguns privilegiados.

O Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP/IN - 22 de Março 2017