As alterações climáticas e os seus impactos ambientais cada dia precisam de uma maior atenção pois o futuro sustentável e o bem estar do planeta passa por aí. À semelhança de anos anteriores, o dia 5 de Junho é dedicado ao meio ambiente, para que este não passe despercebido, pelo que a CGTP-IN também apela a uma maior atenção e importância do mesmo.

 

Os desafios são muitos, pois sabemos que os recursos são escassos; sabemos também que estamos rodeados de uma conjuntura de crise económica, social e ambiental e cultural movida por desejos de consumismo desregrado que levam, por vezes, a esquecer a sustentabilidade ambiental.

O nosso planeta sofre com graves problemas de desenvolvimento, de pobreza e de paz, mas ainda suportamos outros problemas por vezes menos sentidos por serem longe de nós mas que nos afectam. Fenómenos como a desertificação, a seca, as cheias provocadas pelo aquecimento global, fazem com que populações inteiras vejam as suas terras férteis tornarem-se áridas sem aptidão agrícola ou para criação de gado.

A sobrevivência de milhões, cerca de um terço da população Mundial, está posta em causa por poluições que não são fruto da sua própria produção e isto certamente que levará à revolta e à fuga de milhões de candidatos à imigração do sul para os países do norte, colocando, também, a harmonia e a sustentabilidade em causa.

Desde 2007 que a União Europeia, aprovou lutar contra as alterações climáticas adoptando uma decisão destinada a fixar em 20% os objectivos a realizar até 2020 de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e estimular o uso e produção de energias renováveis e de eficiência energética também subscritas pelo Movimento Sindical Europeu CES.

Salvemos o nosso planeta para bem nosso e das gerações futuras, um pequeno esforço de cada um será suficiente, mas precisamos de mudar algum do nosso estilo de vida sendo que o custo desse esforço será altamente compensado pelos benefícios que ficarão para o futuro.