dia biodiversidade 22 maio"Integração da biodiversidade para apoio às populações e aos seus meios de subsistência" é o lema de 2016, escolhido pelo Secretariado para a Convenção sobre a Biodiversidade do Programa Ambiental das Nações Unidas para celebrar o Dia Internacional da Biodiversidade.

A CGTP- IN não quer deixar de saudar este Dia Internacional da biodiversidade. Com efeito, a biodiversidade diz respeito a todos os seres humanos, em tudo que lhe diz respeito. A biodiversidade é o fundamento da vida. Permite os meios de subsistência das populações e o desenvolvimento sustentável em todos os sectores de actividade, nomeadamente os sectores económicos tais como a agricultura, a silvicultura, a pesca e o turismo. Investindo na biodiversidade, investimos nas populações, no seu bem estar, nas suas vidas.

Do ponto de vista sindical, sendo a biodiversidade um dos indicadores principais da sustentabilidade, temos consciência do desafio que este factor apresenta em termos de equilíbrios entre a actividade humana, produção, fabricação e o respeito pela natureza.

A biodiversidade é um património natural do planeta terra. É necessário estar atentos para que uns poucos não se apropriem da biodiversidade que os povos de todo o mundo utilizam e preservam e que umas poucas empresas multinacionais se sirvam dessa biodiversidade em seu proveito, tentando patentear certos genes, para terem o seu monopólio, e os utilizem para fins menos éticos, como seja para produzir Organismos Geneticamente Modificados ou para ter o monopólio de certas variedades tradicionais.

CONHECER A BIODIVERSIDADE EM PORTUGAL

A biodiversidade é essencial para preservar os sistemas ecológicos: a diversidade genética, medida pela variedade das diferentes versões para o mesmo gene dentro de uma espécie individual; a diversidade de espécies, que descreve o número de diferentes tipos de organismos nos ecossistemas; e a diversidade ecológica, que avalia a riqueza e complexidade de comunidades biológica, mas que também inclui os nichos, os níveis tróficos, e os processos ecológicos de captação de energia, de manter as cadeias ecológicas e de reciclar materiais dentro desse sistema.

Em termas de emprego, convém lembrar o que temos a ganhar se ampliarmos os postos de trabalho em diversas áreas que protegem a biodiversidade como: na agricultura bastaria relançar o uso das terras abandonadas; a reflorestação controlada e equilibrada; a protecção e monitorização da natureza; a gestão hidrológica e qualidade da água; e também o turismo e o desporto em contacto com a natureza por exemplo.

Julgamos que é possível o equilíbrio entre o respeito pela natureza e biodiversidade e as actividades humanas. Mas em Portugal só não nos apercebemos mais da perda de biodiversidade porque ainda não existe um sistema de monitorização da biodiversidade. Não há uma vigilância da diversidade genética dos seres vivos. É imperioso conhecer o que existe, conhecer toda a diversidade de seres vivos que connosco partilham este espaço.

Assim, a CGTP-IN defende que, por um lado, estas áreas são fundamentais para a sustentabilidade e por outro lado, podem criar empregos. Existem pessoas habilitadas para investigar a biodiversidade, é necessário criar condições para que se possam fixar em Portugal e não tenham a emigração como única opção.

Departamento para o Desenvolvimento Sustentável da CGTP-IN / 22 maio 2016

Para mais informações : International Day for Biological Diversity - 22 May 2016