conferenciaA CGTP-IN realiza nos dias 29 e 30 de Novembro, uma Conferência Internacional sob o lema “O Futuro do Trabalho – A valorização do trabalho e dos trabalhadores”, no Hotel Olais Park, sito na Av. Eng. Arantes e Oliveira 9, em Lisboa.

Tendo como objectivo a acção comum e convergente do movimento sindical internacional para a valorização do trabalho e dos trabalhadores, participam mais de 30 centrais sindicais de todos os continentes, organizações sindicais regionais da Europa, África e Médio Oriente, e as duas centrais sindicais mundiais: Federação Sindical Mundial e Confederação Sindical Internacional. Participarão ainda mais de 100 representantes nacionais de sindicatos e federações de todos os sectores de actividade.

Todos contribuirão com a sua reflexão e análise para melhor conhecermos o mundo do trabalho e o processo de acelerada transformação que este vive em consequência da Revolução Científica e Tecnológica (RCT) em curso ou também designada, por alguns, de 4ª Revolução Industrial. A CGTP-IN quer unir vontades para que este processo possa ser impulsionador da conquista de direitos e de um caminho de emancipação de quem trabalha e não de sacrifício do direito ao progresso e à justiça social. A RCT é o resultado do esforço e do empenho individuais e colectivos de gerações e gerações de trabalhadores, do conhecimento por eles acumulado, dos quais as transnacionais e multinacionais se estão a apropriar — nomeadamente através do regime de patentes e de propriedade intelectual — para perpetuarem e aumentarem a exploração dos trabalhadores e dos povos e as desigualdades entre países e trabalhadores.

A CGTP-IN pretende sublinhar o papel determinante da luta dos trabalhadores na evolução histórica da humanidade e na defesa dos seus direitos, interesses e aspirações colectivas e individuais, nas múltiplas dimensões de cidadãos e criadores de riqueza material e espiritual. E salientar e saudar a sua coragem e determinação em fazer face à ofensiva do capital, às adversidades que lhes são impostas, nunca prescindindo de lutar pelos seus direitos e aspirações.

A Conferência Internacional é aberta à Comunicação Social e a intervenção de abertura ficará a cargo do secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos, estando prevista para as 9:30 horas.