De 3 a 10 de Outubro, a Federação Sindical Mundial – FSM, realiza o seu 17º Congresso em Durban, África do Sul, sob o lema “Luta. Internacionalismo. Unidade”, evento que contará com a participação de milhares de delegados de todos os continentes e de mais de 120 países.

WTUC Poster porNum momento em que os trabalhadores enfrentam um pouco por todo o mundo uma brutal ofensiva do grande capital, ganham redobrada actualidade o aprofundamento e a ampliação da unidade, da resistência, da luta e da solidariedade dos trabalhadores de todo o Mundo contra a exploração e o empobrecimento, pela paz, o progresso e a justiça social.

O Congresso da FSM será um momento importante para definir acções comuns e convergentes do movimento sindical na defesa dos interesses de classe dos trabalhadores tendo em vista, entre outros, a luta: contra o ataque aos direitos laborais e a actividade sindical; pela contratação colectiva, a redução do tempo de trabalho, o aumento de salários e o trabalho estável e com direitos; em defesa da segurança social pública e universal e das funções sociais dos Estados; por sistemas de educação e saúde públicos e de qualidade; contra as privatizações e em defesa de sistemas fiscais justos; pela melhoria geral das condições de vida dos trabalhadores e dos povos; na defesa da paz e contra o aprofundamento da militarização das relações internacionais; em defesa da soberania e contra a opressão nacional, a ingerência e a desestabilização de países e povos.

Serão ainda decididas medidas tendo em vista o reforço da intervenção da FSM, da sua direcção e estrutura tendo em vista ampliar a sua implantação, influência e prestígio ao nível nacional, regional e mundial.

A CGTP-IN mantém, no plano mundial, o seu estatuto de não filiada. Apesar disso, mantém relações de amizade, solidariedade e cooperação com a FSM, em defesa da unidade na acção e dos interesses de classe dos trabalhadores. Alguns sindicatos da CGTP-IN participam em estruturas sectoriais da FSM.

À semelhança de anteriores congressos, uma delegação da CGTP-IN participará, como observadora, no Congresso da FSM. A delegação da Central é composta por Arménio Carlos, Secretário-geral e Augusto Praça e Carlos Trindade, membros da Comissão executiva.