cubanoNo próximo dia 31 de Outubro será discutida pela vigésima sétima vez na ONU uma resolução contra o bloqueio que os EUA impõem, unilateralmente, ao povo Cubano.

Um bloqueio que, apesar de já ter sido condenado dezenas de vezes pela ONU e pela generalidade dos Países, os Estados Unidos persistem em manter há cerca de 60 anos.

Um embargo a que importa pôr termo, porque viola direitos fundamentais e constitui um atentado às decisões das instituições internacionais, um crime contra a economia cubana esbulhada em mais de 933 mil 678 milhões de dólares e uma violação dos acordos subscritos pelos EUA com o estado cubano.

Num tempo em que se justifica e exige a unidade de todos os que lutam pela defesa da Paz, do respeito pela soberania dos países e pelo bem-estar dos seus povos, reafirmar a solidariedade com o povo cubano é um imperativo dos democratas em geral e dos trabalhadores, em particular.

Neste sentido, a CGTP-IN exige o fim do embargo ilegal e criminoso da administração Norte-Americana contra Cuba e o seu povo. E reclama que o Governo português, no dia 31 de Outubro, tenha uma atitude firme de condenação e rejeição do embargo dos EUA a Cuba, de acordo com os princípios constitucionais portugueses, na salvaguarda da afirmação do direito internacional, na defesa do direito à segurança dos estados e ao seu livre desenvolvimento, pela Paz, a cooperação e o bem-estar dos povos.

Lisboa, 30 de Outubro de 2018