CGILAtaque à Sede Nacional da CGIL

Mensagem de solidariedade da CGTP-IN:

Caros camaradas da Confederação Geral Italiana do Trabalho (em italiano, Confederazione Generale Italiana del Lavoro - CGIL),

Em nome da direcção da CGTP-IN e de todos os trabalhadores que representamos em Portugal, condenamos, da forma mais veemente possível, o ataque ocorrido ontem à tarde contra a vossa sede nacional.

O assalto às instalações da maior confederação sindical italiana evidencia a crescente presença e organização de forças preparadas para minar a democracia, as liberdades e os direitos civis, nomeadamente os direitos e as liberdades sindicais.

Essas forças estão a ganhar visibilidade e a aumentar os seus discursos e acções antidemocráticas num contexto em que, na União Europeia, têm sido adoptadas políticas e orientações que atacam as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e dos povos, as liberdades e a soberania.

Os sindicatos e todas as organizações democráticas devem rejeitar e combater firmemente essas acções.

Nesta ocasião, a CGTP-IN reitera a sua solidariedade com a CGIL, com os trabalhadores e o povo italiano e também com os objectivos centrais da Manifestação Nacional que os sindicatos italianos vão realizar no sábado, dia 16 de Outubro.

Cumprimentos Fraternos.

10/10/2021

João Barreiros

Conselho Executivo

CGTP-IN

PORTUGAL