internationalSultana Khaya, uma das faces mais visíveis da resistência à ocupação dos Territórios do Saara Ocidental por parte do Reino de Marrocos, encontra-se de visita a Portugal a convite do MDM – Movimento Democrático das Mulheres por ocasião do XI Congresso, que se realiza no dia 29, em Lisboa.

Durante o encontro, Sultana Khaya expôs a situação que o Povo SaharauÍ vive nos territórios ocupados pelo Reino de Marrocos desde há 47 anos, como a falta de oportunidades dos jovens Saharauís no acesso ao emprego ou a falta de liberdade e a repressão com extrema violência a que este povo é sujeito por parte do país invasor.

Expôs ainda a sua própria experiência de perseguição, prisão domiciliaria e sevicias a que foi sujeita pelos militares marroquinos desde que assumiu integrar a luta pela autodeterminação do seu povo.

A CGTP-IN reiterou a sua solidariedade com a causa do Povo Sharauí pela autodeterminação e deu nota das várias acções que, em conjunto com o CPPC, tem levado a cabo para a sensibilização dos trabalhadores e população para este grave problema garantindo ainda a realização de mais acções de solidariedade para com o Povo Saharuí.

INT/CGTP-IN
28.10.2022