Por ocasião dos 25 anos do referendo pela auto-determinação de Timor-Leste a CGTP-IN envia uma forte felicitação aos trabalhadores e ao povo timorense, assim como à sua central sindical KSTL.

Neste dia, 30 de Agosto de 1999, o povo timorense era chamado a decidir sobre a autodeterminação do seu território e confirmou, com ampla maioria, o seu desejo de ver concretizada finalmente a independência de Timor-Leste.

A conquista da independência e soberania de Timor-Leste representa a luta e resistência de um povo durante décadas em que os trabalhadores tiveram um papel insubstituível. Durante essas décadas de resistência e luta contaram sempre com a solidariedade dos trabalhadores e do povo Português, assim como da CGTP-IN, mas também de uma ampla expressão de solidariedade internacionalista que há 25 anos festejou em conjunto com o povo timorense a criação de um novo país.

Este acontecimento representou, e representa, para os trabalhadores e os povos de todo o mundo que resistem à opressão e exploração um exemplo de força e esperança. Exemplo que se mantém actual para aqueles que, como na Palestina e no Saara Ocidental, continuam a resistir a atrocidades e ocupações e lutam para alcançar o seu direito à auto-determinação.

Hoje, nesta data importante para os trabalhadores e o povo Timorense, concretizado o estado timorense independente e soberano, importa reforçar a solidariedade com os trabalhadores timorenses e a sua central sindical, na luta pela melhoria das suas condições de vida e de trabalho, no reforço do desenvolvimento soberano de Timor-Leste, e na concretização de avanços sociais e laborais que melhorem as condições de vida e de trabalho dos trabalhadores e do povo timorense.

No assinalar dos 25 anos do referendo, transmitimos à KSTL e à sua direcção a disponibilidade de sempre da CGTP-IN para continuar a trilhar um caminho de cooperação e solidariedade.

INT/CGTP-IN
30.08.2024