A CGTP-IN enviou uma mensagem, que se transcreve, ao “7º Colóquio Internacional para a Libertação dos Cinco Heróis Cubanos & Contra o Terrorismo”, que decorre de 16 a 20 de Novembro de 2011, na cidade cubana de Holguín.

 

 

Mensagem de Solidariedade ao 7º Colóquio Internacional para a Libertação dos Cinco Heróis & Contra o Terrorismo"

Queridos Companheiros,
Estimados Amigos

 

Em nome dos trabalhadores portugueses que representamos, é com fraterna amizade que a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional, saúda e se solidariza com este Colóquio Internacional de Holguin e com os seus objectivos.

Efectivamente desde que os 5 patriotas cubanos foram injusta e ilegalmente detidos e acusados nos EUA que a CGTP-IN e seus sindicatos levantaram a sua voz de protesto.

Os cinco têm sido submetidos a vários julgamentos manipulados que nunca respeitaram as próprias leis dos Estados Unidos e do Direito Internacional. Durante todo o processo e detenção, as autoridades norte-americanas obstaculizaram o trabalho da Defesa, impediram visitas dos familiares, em clara violação das mais elementares normas do direito internacional.

É tempo de dizer basta a todo este rol de violações!

Os cinco patriotas cubanos têm de ser imediatamente libertados e restituídos ao seio das suas famílias e à sua Pátria. A defesa da soberania do seu país, o combate ao terrorismo e a luta pela liberdade são as razões maiores que alentam estes cinco patriotas, que resistem corajosamente nas prisões da grande potência imperialista.

A CGTP-IN empenhar-se-á, no plano sindical, no apoio e solidariedade aos cinco patriotas cubanos, designadamente em estreita ligação com a Central de Trabalhadores de Cuba, a quem, nesta ocasião reiteramos a nossa profunda amizade e solidariedade.

Prosseguiremos este combate, pela liberdade, pela dignidade e pela justiça em cooperação com diversas organizações que, em Portugal e no mundo abraçam esta nobre causa.

A Luta Continua!
Venceremos!

O Conselho Nacional da CGTP-IN