junho19No final da tarde de dia 19 de Junho de 2015, a CGTP-IN promoveu uma concentração, na Rua do Carmo em Lisboa, que contou com a presença de muitos sindicalistas e cidadãos e que teve o apoio de diversas organizações, como o Conselho Português para a Paz e Cooperação, o Movimento Democrático de Mulheres, o Movimento para os Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente, a Liga Portuguesa dos Direitos Humanos-Civitas e o Movimento Erradicar a Pobreza.

Na concentração usaram da palavra Carlos Trindade, responsável de Migrações da Comissão Executiva, Libério Domingues, da Comissão Executiva e coordenador da União dos Sindicatos de Lisboa e Arménio Carlos, Secretário-geral da Central.

A CGTP-IN associou-se a esta jornada de luta para exigir o fim das mortes no mediterrâneo. A situação escandalosa das mortes no mar Mediterrâneo não é uma inevitabilidade. Tem causas e responsáveis pela transformação desta região num local de morte para milhares de seres Humanos que tentam encontrar na Europa as condições de vida e trabalho que lhes são negadas nos países de origem.

Os movimentos massivos de populações, que tentam sair da pobreza, da insegurança e da devastação da guerra, procurando emprego ou asilo, são uma resposta às desigualdades e desequilíbrios crescentes entre países e continentes, resultantes do imperialismo e militarismo explorador dos trabalhadores, dos povos e dos recursos naturais dos países de origem, onde, para garantir crescentes lucros e domínio geoestratégico, desenvolvem guerras de agressão, ocupações e ingerências.

Neste quadro, em que urge por travão às mortes de milhares de pessoas no mar Mediterrâneo, a CGTP-IN associou-se à Jornada Mundial de Solidariedade e convidou outras organizações a participar na concentração no dia 19 de Junho, às 18 horas, na Rua do Carmo, em Lisboa, para "Que se pare a tragédia do Mediterrâneo, AGORA!".