reformados coimbraNo dia 21 de Janeiro, realizou-se em Coimbra um plenário Regional de Professores Aposentados do SPRC.

Estiveram presentes professores dos Distritos de Aveiro, Coimbra, Guarda.Durante a manhã, foi feita uma apreciação sobre as actividades desenvolvidas em 2018.
Concluiu-se que todas as actividades previstas foram realizadas com grande êxito e que houve grande envolvimento dos aposentados na discussão dos documentos preparatórios do Encontro Comemorativo do 1.º Congresso de professores Aposentados da FENPROF; igualmente a participação dos professores aposentados do SPRC em acções da USC bem como em todas as iniciativas do SPRC, da FENPROF e da CGTP foi muito significativa, reforçando o propósito do envolvimento dos aposentados nas lutas dos colegas em exercício nas escolas e da USC.

No entanto, a dinamização de comissões de professores aposentados nos vários distritos ficou aquém do desejado e há que continuar a insistir neste desígnio. Foi aprovado o plano para 2019 que mantém como finalidade proporcionar ao longo do ano o debate e reflexão sobre temas do interesse dos aposentados, bem como a informação e mobilização para as lutas necessárias para a afirmação dos direitos dos trabalhadores portugueses, muito especialmente dos professores e naturalmente dos aposentados.

Durante três horas, perto de duas dezenas de professores aposentados participaram na reflexão sobre a situação política e social, a partir de documentação da FENPROF e da CGTP-IN, foram informados do estado atual da luta dos professores e das ações que se avizinham neste âmbito, mas também no âmbito da luta pela igualdade entre homens e mulheres, demorando-se ainda em assuntos mais próximos como a ADSE ou a necessária e complexa atualização das pensões.

Finalmente tentaram propor estratégias conducentes a uma elevação do número de sindicalizados e respetiva mobilização. Após a reunião, seguiu-se um almoço em conjunto, que constituiu um momento de alegre convívio.

21.01.2019