interjovem lisboaA Interjovem/CGTP-IN saúda os jovens trabalhadores que têm contribuído para a intensificação da luta nas empresas, serviços e locais de trabalho. Desde as grandes manifestações do 25 de Março, que juntaram, em Lisboa e no Porto, mais de mil jovens trabalhadores em luta por todo pelo País por ocasião do Dia Nacional da Juventude a 28 de Março, que os jovens têm saído à rua, reivindicando o trabalho estável e com direitos, o aumento geral dos salários e o fim dos horários desregulados.

Foi assim nas comemorações populares do 25 de Abril, em que os jovens por todo o País saíram à rua para afirmar e lutar pelos valores e direitos conquistados com a Revolução de Abril. Foi assim no 1º de Maio, Dia Internacional do Trabalhador, em que os jovens trabalhadores saíram em luta por todo o País, pela valorização do trabalho e dos trabalhadores e, também, na grande manifestação nacional realizada no dia 8 de Maio, no Porto, em que a juventude participou em massa, rejeitando a campanha de propaganda e demagogia em torno da chamada Cimeira Social da União Europeia.

A juventude tem assumido também a dianteira na intensificação da luta nos locais de trabalho. Os jovens têm rejeitado a inevitabilidade que nos querem impor e têm engrossado as fileiras juntos com os seus camaradas na luta pelo aumento geral dos salários, o fim da precariedade, a conquista de direitos, a defesa da negociação e contratação colectiva e a sua efectivação. Foi assim nos armazéns do Dia-Minipreço, na Exide, SICMAN, nos CTT, na DS Smith, nos centros de contacto da NOS e da EDP, nas lojas da EDP, no Grupo EDP, no grupo Águas de Portugal, na Avipronto, na OTIS, nas Minas da Panasqueira, na Amtrol-Alfa, na Carris-Bus, na Hutchinson, na Izidoro, na Greve Nacional da Administração Pública, no dia do enfermeiro e em tantos outros sectores e empresas. A juventude tem demonstrado uma grande combatividade e unidade, tendo muitos deles participado em plenários e aderido a acções de luta, nomeadamente a greve, pela primeira vez.

Esta intensificação da luta e os seus resultados materiais positivos têm trazido os jovens aos sindicatos. Jovens inconformados que rejeitam inevitabilidades, dispostos a lutar pelos seus direitos, que aspiram a mais e melhores condições de vida e de trabalho. Jovens com vontade militante de mudar o rumo das coisas e cuja disponibilidade temos de aproveitar, sindicalizando, elegendo delegados sindicais mas também integrando no trabalho do sindicato, atribuindo responsabilidades nos grupos de trabalho e comissões de jovens, onde possam discutir os seus problemas, conhecer outras realidades e definir em conjunto formas de intervenção específica junto dos jovens.

Continuaremos a intensificar a luta dos jovens trabalhadores, nas empresas e locais de trabalho, e com destaque para a Jornada de Acção e Luta de 21 de Junho a 15 de Julho pelo aumento geral dos salários, pelo emprego com direitos, pela revogação das normas gravosas da legislação laboral!

Saudações sindicais juvenis

 

InterJovem/CGTP-IN
16.06.2021