Sentença do Tribunal de Trabalho é favorável à sua re-integração na empresa com vínculo efectivo!

No passado dia 13 de Janeiro o Tribunal de Trabalho de Braga sentenciou favoravelmente o caso de dois trabalhadores da Bosch C.M. em Braga. Estes trabalhadores, fazem parte das largas centenas  que passam continuamente pela empresa, ao longo dos anos, com vínculos precários, sendo alvo de uma exploração ainda mais intensa por parte da empresa.

Na sua maioria jovens, estes trabalhadores vivem com horários desregulados, baixos salários, imposição de ritmos de trabalho violentos e desumanos, trabalho ao fim de semana não remunerado como tal, ou mesmo, como aconteceu num passado recente, sem pausas, direito a usar a cantina ou a um médico do trabalho presente na empresa, realizando turnos que chegavam às 15h de trabalho nocturno ao fim de semana.

Perante o ataque que a empresa Bosch faz diariamente a estes trabalhadores, estes sempre cumpriram o seu papel, trabalhando e organizando-se no seu sindicato de classe, o SITE-NORTE, mesmo nas condições que lhes eram impostas, convivendo e resistindo diáriamente à ideia transmitida pelas chefias de que “na Bosch só ficam os melhores”.

Estes jovens não se deixaram amendrontar pelo “tamanho” da Multinacional Bosch, e recorreram do despedimento ilegal, resistindo a meses de espera para uma decisão que chega agora por parte do tribunal de trabalho, e que dá razão à sua luta, afirmando que o seu posto de trabalho é permanente e que devem ser re-integrados com vínculo efectivo.

A Interjovem/União de Sindicatos de Braga está solidária com estes trabalhadores, salientando a sua coragem e a importância desta luta e do seu resultado. Esta vitória não é só destes mas de todos os trabalhadores jovens que hoje enfrentam a precariedade, combatendo-a nos locais de trabalho e exigindo que a um posto de trabalho permanente corresponda um vínculo de trabalho efectivo.

Temos propostas e exigimos soluções. Queremos viver e trabalhar com direitos no nosso país!
Apelamos, a todos os jovens trabalhadores para que participem nas Comemorações do dia 28 de Março, Dia Nacional da Juventude.
Tragam à rua a luta que se desenvolve nos locais de trabalho, na Manifestação Nacional que se realizará, às 15h, em Lisboa.