Dia 16 de janeiro às 11h, Frente à Câmara Municipal de Sintra (Largo Virgílio Horta, Sintra) a Comunidade Educativa marcha por uma Verdadeira Escola Inclusiva e denúncia do “Atraso de Vida” em que se transformou a CM de Sintra para os seus Trabalhadores Não Docentes (TND) (Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais). Os TND e restante Comunidade Educativa do Concelho de Sintra, concentrados no dia 16 de Janeiro de 2025, afirmam a necessidade de uma Verdadeira Escola Inclusiva, que tenha um conjunto de Profissionais diferenciados para acompanhar as crianças com necessidades educativas específicas.

Para uma Verdadeira Escola Inclusiva é necessário:

→ que a Câmara Municipal de Sintra reforce o número de Trabalhadores Não Docentes, contratando acima da portaria de rácios existente;

→ que o Ministério da Educação altere essa portaria de rácios, para permitir o reforço de Trabalhadores Não Docentes;

→ que o Ministério da Educação contrate mais Técnicos Especializados;

→ que sejam contratados Profissionais de Saúde para as Escolas Públicas.

Não podemos aceitar que tarefas exclusivas de profissionais de saúde, sejam realizadas por Trabalhadores Não Docentes e outros profissionais que não são dessa área, uma situação que coloca em risco as crianças e jovens. Os Trabalhadores Não Docentes e restante Comunidade Educativa vão desfilar dentro da Cidade de Sintra, alertando para esta situação!

Os TND de Sintra (Assistentes Técnicos e Assistentes Operacionais), sofrem também pela falta de respostas por parte da Câmara Municipal, e por múltiplos atrasos em diversas áreas tais como a saúde e segurança no trabalho, a qualificação de acidentes de serviço, o SIADAP, os pedidos de mobilidade entre Escolas e, com especial destaque, a contínua recusa de atribuição de horários flexíveis a trabalhadores com responsabilidades familiares.

Por tudo isto dizemos que a Câmara Municipal de Sintra é um verdadeiro “atraso de vida” para os seus Trabalhadores! Enquanto este processo de Municipalização não for revertido, exige-se que a Câmara Municipal de Sintra dê respostas atempadas e corretas, aos TND.

Fonte: SINDICATO DOS TRABALHADORES
EM FUNÇÕES PÚBLICAS E SOCIAIS
DO SUL E REGIÕES AUTÓNOMAS