Trabalhadores da SYNCHRO - afectos ao projecto do Grupo EDP, designado SU Electricidade em Greve nos dias 20 e 21 de Janeiro, com grande concentração no dia 20 à porta da empresa das 10.00 às 13.00 horas!
Após os plenários de 02 de Janeiro de 2025, os trabalhadores, dado que a empresa avançou com um despedimento colectivo, assim como ameaça os trabalhadores com a alteração dos seus horários de trabalho, entenderam tomar uma posição em defesa dos postos de trabalho e contra o despedimento colectivo. Lutam também pelo respeito dos horários de trabalho, em defesa da conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal. Lutam ainda contra a precariedades e por emprego com direitos. Por isso, estes decidiram-se por um grito de alerta, e avançar para uma greve de 48 horas nos dias 20 e 21 de Janeiro.
Tudo isso considerando que: • Os trabalhadores condenam o avanço da empresa para um despedimento colectivo; • Os trabalhadores defendem o direito de conciliação do trabalho com a vida familiar e pessoal; • É necessário combater a precariedade no trabalho;
Os objectivos da greve são os seguintes: PELA DEFESA DOS POSTOS DE TRABALHO, CONTRA O DESPEDIMENTO COLECTIVO; PELO RESPEITO DOS HORARIOS DE TRABALHO, CONTRA A IMPOSIÇÃO DA ALTERAÇÃO DE HORARIOS DE TRABALHO; CONTRA A PRECARIEDADE E POR EMPREGO COM DIREITOS;
Os trabalhadores envolvidos no despedimento colectivo trabalham em Seia, sendo este uma preocupação para um Concelho que já de si tem dificuldades ao nível da oferta de emprego.
Os trabalhadores da SYNCHRO concentrar-se-ão em piquete de greve à porta da empresa no dia 20 de Janeiro entre as 10.00 e as 13.00 horas.
As instalações da SYNCHRO situam-se na Praça da República, Seia.
Fonte: SITE CN