O SITE Sul vai realizar, nos dias 28 e 29, plenários de trabalhadores da VW Autoeuropa e de todas as empresas do Parque Industrial, fornecedoras e prestadoras de serviços, com concentrações simultâneas na portaria da Autoeuropa e frente à Vanpro.
17.1.2025
O sindicato pretende, desta forma - como anunciou no dia 16, numa reunião com organizações representativas dos trabalhadores (na foto) - discutir colectivamente as reivindicações para 2025, os intensos ritmos e cargas de trabalho (que se acentuam) e o desenvolvimento da luta pelo reconhecimento das profissões de desgaste rápido, no sentido de alcançar a reforma antecipada aos 55 anos, sem penalizações, e a melhoria das condições de trabalho para todos os trabalhadores em regime de turnos e trabalho nocturno.
Na reunião com as ORT da VW Autoeuropa e empresas do Parque Industrial, prmovida pelo SITE Sul, foram apresentadas e discutidas as reivindicações da CGTP-IN para 2025 - como o aumento dos salários para todos os trabalhadores em 15 por cento, com o mínimo de 150 euros, a redução do horário de trabalho para 35 horas semanais, um salário de admissão de 1000 euros, no mínimo, em todas as empresas, o combate à precariedade, a valorização e o desbloqueio das carreiras.
Foi discutida a situação da contratação colectiva para o sector automóvel, celebrada com a Fiequimetal, e foram abordadas medidas a desenvolver, face à caducidade imposta com a alteração ao Código do Trabalho, em 2003, e ao bloqueio à sua negociação por parte das associações patronais, que apresentam propostas inaceitáveis e lesivas dos direitos dos trabalhadores.
Foi prestada informação sobre a petição pelo reconhecimento das profissões de desgaste rápido na indústria, entregue pela Fiequimetal na Assembleia da República, com mais de 13 mil assinaturas. Depois da audição da Fiequimetal, a 29 de Outubro (ver registo vídeo), vai ser agendada a discussão em plenário.