FENPROF divulga resultados e análise do inquérito às escolas sobre Educação Inclusiva
[Propostas da FENPROF terão em conta os dados apurados]
A FENPROF fez um levantamento sobre a realidade da educação inclusiva nas escolas e agrupamentos ao longo do 1.º período letivo. Tal levantamento destina-se a assegurar informação para, no âmbito do processo de revisão do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho (a qual já deveria ter ocorrido em 2023), estarem identificados os problemas que constrangem a sua aplicação e, também, os aspetos do diploma legal que não se compaginam com os princípios de uma educação efetivamente inclusiva. Na sequência do que foi apurado, a FENPROF apresentará propostas para a revisão daquele regime de educação inclusiva.
Condições de trabalho nas escolas, número de alunos nas turmas, falta de docentes de Educação Especial e de outros profissionais são problemas que nunca foram resolvidos e que, ao longo dos anos, se vão arrastando ou mesmo agravando.
Os resultados deste levantamento serão divulgados em Conferência de Imprensa a realizar amanhã.
Esta Conferência de Imprensa tem lugar num momento em que o próprio Ministério da Educação, Ciência e Inovação já assumiu que irá ser avaliado o modelo de educação inclusiva que vigora, nos termos estabelecidos pelo já citado Decreto-Lei n.º 54/2018.
Fonte: FENPROF