Em Alcochete, a diferença entre o rendimento dos homens e das mulheres pode chegar aos mil euros, mostram dados da Marktest. Ourique, Mértola, Castanheira de Pêra, Nordeste e Lajes do Pico são os únicos cinco concelhos portugueses onde as mulheres ganham mais que os homens.

mulher

A empresa de estudos de mercado analisou os salários dos trabalhadores por conta de outrem e apurou que a diferença é pequena, mas que o ganho médio mensal das mulheres é mais elevado, ao contrário da generalidade dos concelhos do país, em que os homens ganham mais.

Em Ourique, as mulheres ganham em média mais 10 euros do que os homens e em Lajes do Pico ganham mais 26 euros. Contrariamente, em Alcochete, a diferença entre o rendimento dos homens e das mulheres pode chegar aos mil euros. Eles ganham em média 2073 euros mensais e elas 906 euros. Vila do Porto, Sines, Castro Verde e Vila Velha de Ródão são os outros concelhos onde a disparidade salarial entre homens e mulheres é maior, variando entre 928 euros e 615 euros. Oeiras é o concelho onde as mulheres mais ganham, uma média de 1405 euros mensais, à frente de Lisboa, com 1373 euros, e de Sines, com 1189 euros. Em Celorico da Beira, Lousada e Gavião, por oposição, as mulheres têm o menor ganho médio mensal, que não supera os 640 euros.