pedro_osorio.jpg

Pedro Osório teve um percurso artístico notável e o seu currículo é, a esse nível, invejável. Mas o maestro também se destacou pela sua ligação estreita e empenhada à causa dos trabalhadores. Por via do seu mester, destacamos a orquestração coral do hino da Intersindical, bem como a sua participação em iniciativas culturais organizadas pela CGTP-IN, como foi o caso da actuação conjunta com Quintín Cabrera no espectáculo comemorativo do 10.º aniversário desta central sindical, em Outubro de 1980, no Coliseu dos Recreios. Por via da sua intervenção sindical, foi dirigente do Sindicato Nacional dos Músicos e participou na organização do I Congresso dos Músicos, realizado em 2003.

FOTO: Actuação de Quintín Cabrera e Pedro Osório no espectáculo comemorativo do 10.º aniversário da CGTP-IN. Coliseu dos Recreios. 18-10-1980.

Comunicado de Imprensa n.º 003/12

Pedro Vaz Osório (1939-2012)

Ainda que expectável, devido à doença de que padecia, foi com extremo pesar que recebemos a notícia da morte de Pedro Osório.

A CGTP-IN rende sincera homenagem à sua memória. Ao cidadão notável, socialmente empenhado, ao homem de cultura, ao criador.

Lisboa, 06.01.2012
DIF/CGTP-IN