Fernanda LapaFernanda Lapa: 1943-2020

Foi com enorme pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento da actriz, encenadora e directora artística da companhia Escola de Mulheres – Oficina de Teatro, Fernanda Lapa.

A CGTP-IN homenageia a mulher de convicção indestrutível, figura incontornável do teatro português, imagem de luta e resistência, de verdade e cidadania, bem como de praticamente seis décadas de profunda dedicação à arte teatral, ao cinema e à televisão.

Fernanda Lapa teve uma vida ligada às causas dos trabalhadores, lutadora empenhada na luta pela cultura, pela liberdade, pelos direitos dos trabalhadores, em particular, dos trabalhadores das artes de espectáculos. Uma das mais conceituadas encenadoras do nosso país, dirigiu inúmeros espectáculos e levou a cena, na Escola de Mulheres, companhia que ajudou a fundar, a sua luta de sempre pela igualdade entre homens e mulheres, na vida e no teatro.

Colaborou com a CGTP-IN, nomeadamente no seu 10.º aniversário, em 1980 (ver foto), no âmbito do qual declamou poemas de José Gomes Ferreira. Combatente empenhada, era possível e natural encontrá-la em várias lutas com a simplicidade que a caracterizava, como recentemente, nas acções de luta do sindicato CENA-STE. Deixa-nos uma lutadora de causas e convicções, uma mulher e um exemplo da luta pela democracia, pela liberdade e pela cultura.

A todos os familiares e amigos, deixamos o nosso voto de pesar e de celebração pela reconhecida carreira e pelo exemplo de vida da Fernanda.