Maria Emilia MarquesÉ com profundo pesar que a CGTP-IN tomou conhecimento do falecimento de Maria Emília Marques, dirigente sindical do Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal.

Ao longo dos anos, enquanto trabalhadora e representante dos seus camaradas de trabalho e sector, Maria Emília Marques sempre esteve na linha da frente, em defesa da melhoria das condições de vida e trabalho de todos os trabalhadores em Portugal.

Destacou-se como activista em defesa dos interesses dos camaradas de trabalho e na luta pela igualdade.

Após o 25 de Abril de 1974, em 1977 integrou a Comissão de Trabalhadores dos Serviços Centrais e a Comissão Coordenadora das Comissões de Trabalhadores do grupo Pão de Açúcar.

Foi eleita delegada sindical do Sindicato do Comércio em 1975 e em 1985 foi eleita para a Direcção Sindical do CESL, funções que exerceu até a sua integração no CESP, em Março de 1998. A partir de então passou a integrar a Direcção Nacional do CESP até 2017.

Durante vários mandatos integrou a Comissão de Mulheres e mais tarde a Comissão para a Igualdade da CGTP-IN, em representação do CESL e CESP.

Foi dirigente da União de Sindicatos de Lisboa ao longo de vários mandatos.

Actualmente integrava a Direcção Nacional da Inter-reformados da CGTP-IN.

A melhor forma de honrarmos o seu exemplo é prosseguirmos a luta pela melhoria das condições de vida e trabalho de todos os trabalhadores.

DIF/CGTP-IN
01.09.2020