A CGTP-IN dá início à acção de "Luta Geral pelo Aumento dos Salários!", que decorrerá entre os dias 25 de Outubro e 11 de Novembro.

Durante estes dias realizar-se-ão plenários, concentrações, paralisações e greves, nos locais de trabalho de todos os sectores, em todo o país, onde os trabalhadores levarão a cabo a discussão, assunção e luta da exigência do aumento geral e significativo dos salários e das suas reivindicações concretas.

O aumento geral e significativo dos salários para todos os trabalhadores é a principal reivindicação, pelo menos 15%, não inferior a 150 euros, porque é uma emergência nacional e porque é um elemento fundamental para melhorar de imediato as condições de vida dos trabalhadores e garantir o futuro do país.

Os trabalhadores, os pensionistas, bem como outras camadas da população, enfrentam graves dificuldades no seu dia-a-dia e as desigualdades já existentes acentuam-se, em consequência da ausência de resposta aos graves problemas estruturais do país.

É enorme o fosso entre a larga maioria, que luta diariamente para pagar as contas, a renda ou prestação ao banco e pôr comida na mesa, e uns poucos, que lucram cada vez mais com o aumento da exploração, do custo de vida e com as dificuldades impostas a quem trabalha e trabalhou.

É urgente mudar de rumo. Exige-se uma política alternativa que distribua a riqueza de forma justa, que respeite e valorize o trabalho e os trabalhadores.

O resultado desta acção que se inicia hoje, culminará numa Manifestação Nacional, dia 11 de Novembro, às 15 horas, em Lisboa (Príncipe Real) e às 11 horas, no Porto (Praça da República), "Pelo Aumento dos Salários | Contra o Aumento do Custo de Vida".

DIF/CGTP-IN
Lisboa, 25.10.2023