Os trabalhadores da Riberalves foram obrigados, pela empresa e sob ameaça de processo disciplinar, a realizar o plenário de trabalhadores dentro da empresa, enquanto os dirigentes sindicais do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura e das Indústrias de Alimentação, Bebidas e Tabacos de Portugal (SINTAB) e uma delegação da CGTP-IN conduzida pelo secretário-geral, Arménio Carlos, se encontravam no seu exterior.

armenio carlosriberalvesLembrar que esta empresa dedicada à indústria e transformação de bacalhau, no início de Setembro, já tinha sido condenada pelo Tribunal de Trabalho a uma contra-ordenação muito grave, com uma coima a rondar os 33 mil euros, por obstrução a um plenário de trabalhadores realizado o ano passado.

A situação repete-se, e desta vez com a presença da ACT para tomar conta da ocorrência. Segundo um dirigente do SINTAB, a empresa não recebe o sindicato, impede a realização de plenários e não permite a negociação colectiva, desrespeitando a Lei Sindical.

Esta concentração/plenário está inserida na Semana de Luta da CGTP-IN que decorre entre os dias 26 e 30 de Setembro de 2016.

Fonte: SINTAB