encontroNo passado dia 02/12/2014, a CGTP-IN esteve presente na iniciativa "ENCONTRO TÉCNICO – CIENTÍFICO. CONSUMOS ADITIVOS EM MEIO LABORAL: Estratégias de prevenção e intervenção". Este encontro, organizado pelo SICAD e pela ACT, contou com a participação de várias personalidades e instituições ligadas ao mundo do trabalho e com experiência na área da Prevenção e Combate ao consumo de substâncias psicoactivas em meio laboral.

A CGTP-IN, mais uma vez, na sequência de um trabalho sólido e substancial que vem realizado na área da "Prevenção de consumos aditivos em meio laboral", participou em mais uma iniciativa, desta feita, promovida por SICAD – Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências e ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho.

A realização deste evento teve os seguintes objectivos:

Contribuir para a partilha de informação sobre substâncias psicoativas em contexto laboral e suas consequências na área da segurança e saúde nos locais de trabalho.Promover um debate alargado no que concerne às estratégias de prevenção do consumo destas substâncias em contexto laboral.

O Encontro destinou-se a Empregadores, Trabalhadores / Representantes dos Trabalhadores, Técnicos de Saúde, Técnicos de Higiene e Segurança no Trabalho e Médicos do Trabalho, tendo contado com a colaboração dos diversos parceiros sociais, instituições públicas, empresas e organizações da sociedade civil.

A CGTP-IN, representada pelos técnicos, Drª Ana Borges e pelo Dr. Hugo Dionísio, orientou a sua apresentação no sentido da valorização do trabalho que tem desenvolvido nesta matéria, concretamente, no âmbito do projecto EURIDICE. Poderão encontrar informações sobre este projecto em: http://www.cgtp.pt/projectos/83-euridice

Outra das linhas de orientação da intervenção da CGTP-IN nesta iniciativa, foi a relacionada com os efeitos das políticas laborais de desregulamentação das relações de trabalho e a sua influência para o surgimento, potenciar e agravamento, do consumo de substâncias psicoactivas em meio laboral.

Caso pretenda mais informações sobre a participação da CGTP-IN nesta iniciativa, consulte: Ver apresentação ppt