Normalmente, quando falamos de prevenção, na área da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho, estamos a falar de um conjunto de actividades que têm em vista a prevenção de acidentes e doenças profissionais.

Podemos definir Prevenção, como o conjunto de práticas de análise e controle dos riscos que, desenvolvidas de forma continuada, num espírito de melhoria contínua, têm vista a evicção da sinistralidade laboral.

Assim, podemos classificá-la de duas formas.

Prevenção primária: cujo objectivo é a antecipação dos riscos, evitando a sua revelação, com vista à tomada de medidas infraestruturais que os eliminem. Podemos também chamar-lhes de medidas de prevenção directas.

Prevenção secundária: cujo objectivo é a identificação e na+alise de riscos com vista à sua eliminação ou limitação, de forma a diminuir drasticamente o seu potencial nocivo. Porque este tipo de medidas não são tomadas na fase de projecto, mas já no decurso da actividade, também lhe podemos chamar de medidas de prevenção indirectas.

Qualquer uma destas formas de prevenção assenta no combate ao risco na sua origem. Não se trata de combater os efeitos do risco, mas de combater o factor que origina o próprio risco.

Assim, a prevenção é um processo sempre inacabado. É um caminho que se escolhe no sentido de se atingir uma eficácia cada vez maior no combate ao risco.

Exemplos: Redução do ritmo de trabalho com vista à prevenção de lesões músculo-esqueléticas, insonorização de máquinas e equipamentos, captação dos poluentes aéreos na origem, piso anti-derrapante...